Una dedicatoria a lo bestia
Este magnífico documentário de denúncia é uma proposta de nucbeade, o coletivo formado pelas artistas Quiela Nuc e Andrea Beade, quem através de diferentes meios resgatam relatos que ficaram da historiografia hegemônica. O filme, apesar de sua brevidade, oferece-nos umas pinceladas de grande valor para compreender uma parte incômoda e pouco conhecida de nossa história recente: a realidade cotidiana e o funcionamento da sede, em San Fernando de Henares, do Patronato de Proteção à Mulher.
Después también
Sinopse: Em uma noite de festa, Edu recebe a visita do seu ex, Àlex, que lhe comunica que deu positivo no teste de HIV.
Su
Sinopse: Su volta para casa depois de muitos anos para encontrar-se com um passado para o qual há tempos dá as costas.
Víctor XX
Sinopse: Víctor gosta de brincar com o seu gênero: não sabe se se sente menina ou menino. Vive em uma cidadezinha pesqueira de Almeria, com a sua mãe e sua namorada, mas é na cidade, encoberto pelo anonimato, onde se descobre. Mas os segredos não duram para sempre, de modo que Víctor terá que lidar com as duas mulheres para defender a verdadeira imagem que o espelho lhe devolve.
Cantando en las azoteas
O diretor barcelonês Enric Ribes, que centra o seu trabalho no âmbito do documental, compõe com Cantando en las azoteas um retrato emotivo e terno —como o seu protagonista— de Gilda Love, cujo nome de batismo, conforme diz, foi Eduardo Enrique Gustavo Francisco, mas nunca se sentiu como nenhum desses homens. A luminosa trilha sonora de Guillermo Irriguible e a linguagem fílmica, em algumas ocasiões próxima à vídeo-arte, contribuem a criar este belo relato audiovisual.
Snap
Sinopse: Alfonso, de 22 anos, quer comprar um celular; Bastián, de 24, convive com Anna Balmánica, seu alter ego drag, e Alexa, com 23, está juntando dinheiro para uma poder realizar uma reatribuição genital. SNAP é uma reflexão sobre o corpo, o sexo e a identidade criada a partir de material de autoregistro nas redes sociais.
Alma
Sinopse: Alma acaba de entrar em um novo colégio pro Ensino Médio e seu colega de sala, Víctor, a convida para uma festa. A transição do seu corpo e seus desejos ocultos levam Alma a enfrentar seus medos internos e com isso dar o primeiro passo para amar a si mesma tal como é.
El cuerpo de la mujer sin sombra
El cuerpo de la mujer sin sombra é o mais recente documentário da cineasta, roteirista e gestora cultural basca Tamara García Iglesias, que desempenha seu trabalho entre a Argentina e a Espanha. Para rodar este filme, se deslocou a Buenos Aires, Paris e Genebra, cenários chave na vida da artista Alicia D’Amico cuja trajetória é reconstruída por este documentário. Alicia D’Amico (1933-2001) foi uma importante fotógrafa argentina, pioneira militante feminista e lésbica, que explorou e representou através de sua arte —e de sua vida— o desejo e a identidade lésbica.
//
Data: de 06/07/2021 a 01/08/2021 às 15:00
Observações: Atividade online.
Todos os títulos estarão disponíveis no canal Vimeo do Instituto Cervantes durante 48h, a partir das 15:00 h [horário de Brasília] das datas indicadas.
Lugar: Instituto Cervantes. Canal Vimeo
vimeo.com/institutocervantes