Verdades 2

Mostra Competitiva de Curtas de Documentário
1h 30min de duração

A mostra competitiva celebra a diversidade e a resiliência da comunidade LGBTQIA+ através de narrativas poderosas e inspiradoras do cinema documental.

Orgulho Demarcado

Demarcated Pride
Documentário/ 22min/ São Paulo - Brasil/ 2023

Baseado no projeto "Orgulho e Resistência: Como é ser LGBTQIAPN+ dentro e fora de comunidades indígenas", o filme retrata diferentes vivências de pessoas que fazem parte das duas comunidades. Através de perspectivas de pessoas indígenas aldeadas e em contexto urbano, o documentário propõe um debate sobre gênero, sexualidade, raça e resistência.
*Estreia no Rio de Janeiro*

Direção
Carolina Garcia

Travessias

Crossings
Documentário/ 22min/ Distrito Federal - Brasil/ 2023

Uma carta de amor que une Brasil e Cuba. No filme Travessias, a diretora parte em uma longa viagem em busca de entender os sentimentos e transformações passadas por uma pessoa próxima. Neste caminho de dúvidas e inquietações, encontra Justin, um homem trans que vai auxiliá-la nesta travessia. Com um olhar poético e autorreferencial, a diretora nos convida a repensar nossos próprios preconceitos e limites em relação ao outro.

Direção
Ana Graziela Aguiar

Campfire

Fogueira
Ficção, Documentário/ 17min/ EUA/ 2023

Um fazendeiro de laticínios casado viaja para um acampamento gay para encontrar seu amor perdido há muito tempo - e descobre que o passado ainda não terminou com ele.
*Estreia no Brasil*

Direção
Austin Bunn

Pedagogias Da Navalha: Se a palavra é um feitiço, minha língua é uma encruzilhada.

Razor Pedagogies: If the word is a spell, my tongue is a crossroads.
Documentário/ 16min/ Brasil - Rio de Janeiro/ 2023

Pedagogias Da Navalha é um documentário de linguagem híbrida partindo do conceito "Oferenda fílmica" que é uma pesquisa realizada por Milena Manfredini e tem o seu roteiro assentado na poesia e na oralidade para realizar um ritual de ebó não linear para fortalecer a história ancestral da identidade e entidade travesti removendo os seus estigmas, traumas e marginalizações.

Direção
Colle Christine

Direção
Alma Flora

Direção
Tiana Santos

Boi, Trans

Bumba is trans
Documentário/ 15min/ Piauí - Brasil/ 2024

“Boi, Trans” apresenta a história de Mahhy Silva, que brilha como cantora e puxadora do boi Mimo de São Jorge, em Timon/MA. O curta fala de sua relação com as águas e conflito familiar com a onipresente figura do pai - o que traz reflexões sobre o universo patriarcal em torno da dança e das famílias tradicionais sertanejas. O filme reflete também sobre preconceito, depressão e religião, mas também fala de acolhimento, abrindo portas para novos personagens da diversidade no bumba-meu-boi. A história tem como pano de fundo a opereta A Morte do BOI, uma metáfora para a fase em que vive a personagem - de transicionamento. “O boi vive e morre. Vive e Morre”.
*Estreia no Rio de Janeiro*

Direção
Rivanildo Feitosa

Their Voice

Sua Voz
Ficção/ 14min/ EUA/ 2023

Their Voice acompanha o artista Kristyn Michele enquanto eles fazem a transição de mezzo-soprano para tenor e são escalados para o primeiro musical off-Broadway realizado por um elenco inteiramente trans e não-binário.
*Estreia no Brasil*

Direção
Megan Rossman

RIO LGBTQIA+ 2024 - 13º Festival Internacional de Cinema 
De 4 a 10 de julho de 2024
CCBB RJ e Instituto Cervantes RJ
Rio de Janeiro - Brasil.
//
2024 RIO LGBTQIA+ 13th Film Festival
July 4th to 10th, 2024
CCBB RJ e Instituto Cervantes RJ
Rio de Janeiro - Brazil.

Edições anteriores do festival // Previous editions of the festival
 2023202220212020 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012 - 2011 

riolgbtqia.com.br ©2024
contato@riolgbtqia.com.br

Built with Mobirise bootstrap templates