© Foto: Gazelle Paulo por Gastohn Barrios. Conceito de Gazelle Paulo e Alexander Mello. Ilustração de Sara Koppel.
F E S T I V A L A G E N D A P R O G R A M A Ç Ã O L O C A L   &   I N G R E S S O S
 
 
 
 
 
RIO FESTIVAL DE GÊNERO & SEXUALIDADE NO CINEMA 2016
 
7 a 17 de julho de 2016
 
O Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema tem como objetivo estimular a produção de filmes de de gênero e sexualidade brasileiros, mostrar as melhores obras produzidas internacionalmente nos últimos anos e contribuir para a formação de público e para a contextualização da produção recente, através da programação de mostras selecionadas.
 
JÚRI 2016
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
 
CONTATO
E-mail: contato@riofgc.com
 
 
 
  PANORAMA NACIONAL E INTERNACIONAL  
  Longa e média-metragem  
     
     
  Rodrigo Fonseca  
     
  Crítico de cinema titular do blog P de Pop do jornal O Estado de S. Paulo e colunista do site Omelete, Rodrigo Fonseca é roteirista da Tv Globo, em projetos de ficção, e lá participa como mediador em eventos de desenvolvimento artístico, como mediador. Lá, foi redator do programa "Encontro com Fátima Bernardes" e analista de dramaturgia na emissora. Escreve ainda para o site "Almanaque Virtual - UOL", no Brasil, e para a revista portuguesa "Metrópolis", onde é o correspondente para assuntos latino-americanos desde 2013. Cobriu festivais internacionais como os de Cannes, Berlim e Doha, no Qatar. Foi o curador do Cine PE - Festival de Cinema de Pernambuco em 2015 e 16. Foi o redator do programa Cone Sul do Canal Brasil de 2010 a 2015. É Professor de História do Cinema Brasileiro na Escola Darcy Ribeiro desde 2013 e leciona ainda no Filmworks da Academia Internacional do Cinema (AIC), na filial RJ. Foi jurado do Festival My French Film Festival da Unifrance em 2012. É autor dos livros de ensaio/ reportagem "Meu compadre cinema - Sonhos, saudades e sucessos de Nelson Pereira dos Santos" (2005) e "Cinco mais cinco - Os melhores filmes em bilheteria e crítica" (2007), com Carlos Diegues e Luiz Carlos Merten. Publicou ainda o romance "Como era triste a chinesa de Godard" (2011). Tem artigos assinados nos livros "Brazil Now - A celebration of contemporary brazilian culture" (2014) e "Apichatpong Weerasethakul" (2014). Como dramaturgo, teve dois textos encenados: esquetes de "Anticomtemporâneo" (2008) e "Encontros impossíveis" (2013), este último encenado em Nova York em 2016. Trabalhou como ator nos filmes "Angústia", "Flerte", "Paixão & Virtude", "Deuses e titãs", "Zan" e "Paredes brancas". Ministra palestras e media debates no Cine Joia - RJ.  
     
     
  Sergio Mota  
     
  Doutor em Estudos de Literatura pela PUC-Rio, professor de Cinema Brasileiro e de Comunicação e Literatura da PUC-Rio e curador de Cinema e Teatro do Centro Cultural Justiça Federal. É também professor do curso de Pós-Graduação “Comunicação e Imagem” da PUC-Rio e curador da Mostra “Cinema Brasileiro Agora”, na Casa do Saber/RJ.  
     
     
  Tetê Mattos  
     
  Niteroiense, mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense, e doutoranda do Programa de pós-Graduação em Comunicação da UERJ. É professora do Departamento de Arte da UFF desde 1997, onde ministra aulas para o curso de Produção Cultural. Dirigiu os documentários premiados "Era Araribóia um Astronauta?" (1998), “A Maldita” (2007) e “Fantasias de Papel” (2015). Atualmente finaliza o seu primeiro longa-metragem “Maldita FM”. Publica artigos em revistas e livros especializados em cinema. Exerce atividades de curadoria em diversos festivais, com destaque para o Amazonas Film Festival (2005 a 2013) e CineFoot (desde 2010). Foi diretora do Araribóia Cine – Festival de Niterói, realizado entre 2002 e 2013.  Pesquisadora do OBEC-RJ, onde coordenou a pesquisa "Mapeamento dos Festivais Audiovisuais Fluminenses - 2013.  
     
     
  Zeca Seabra  
     
  Membro da ACCRJ - Associação dos Críticos de Cinema do Rio de Janeiro desde 2012. Carioca com formação em Comunicação Social pela PUC em 1980. Em 2006 começou escrevendo textos críticos para o “Cinema com Pipoca”, um dos primeiros blogs a tratar do assunto. Desde 2013 é critico do site Almanaque Virtual.  
     
     
     
     
  COMPETIÇÃO DE CURTA, DIV.A, SOMBRIO E TRANSCINEMA  
  Curta-metragem  
     
     
  Antônio Moreno  
     
  Cineasta, pesquisador e Professor Associado (Curso de Cinema/UFF/1983-Atual). Doutor:(ECA-USP/2001), Mestre:(Unicamp/1995), Especialização: Animação (Zagreb Film/1982,Croácia). Graduação: Cinema e Jornalismo (UFF/1977 e 1979). Dirigiu 15 curtas-metragens. Livros: A Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro, Funarte/Eduff, RJ, 2001, 312 p.; Cinema Brasileiro, História e Relações com o Estado, Eduff/Cegraf, RJ/GO, 1994; A Experiência Brasileira no Cinema de Animação, Artenova/Embrafilme, RJ. 1978. Capítulo Livros: O Filme de Gênero em Como Esquecer. In: Corpos em Projeção – Gênero e Sexualidade no Cinema Latino-Americano. (Org. Bragança, M.; Tedesco, M.), P.153-169. Editora 7 Letras, RJ, 2013; História do Cinema de Animação Brasileiro. In: “Animação - Coletânea Lições com Cinema Vol. 4” (Org. Falcão, A. ; Bruzzo, C.), p. 89-115. FDE/Secretária de Estado da Cultura, SP, 1996.  
     
     
  Marcelo Müller  
     
  Marcelo Müller é crítico membro da ACCRJ - Associação dos Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. Subeditor do Papo de Cinema. Professor eventual da Academia Internacional de Cinema, comenta semanalmente as principais estreias cinematográficas na Rádio Nacional do Rio AM 1130.  
     
     
  Quiá Rodrigues  
     
  Quiá Rodrigues é roteirista, animador e diretor de tv. Seu primeiro curta-metragem de animação: “De Janela Pro Cinema” recebeu mais de trinta prêmios e foi selecionado para o Festival de Cannes 2000. Quiá ministra a oficina de animação: “Animando o boneco”, onde ensina a técnica “Stop-motion” à iniciantes e interessados. Seu mais recente trabalho em stop-motion é o filme “Cabeça Papelão”, baseado em conto do jornalista e escritor João do Rio. Quiá criou e dirigiu artisticamente o único programa sobre animação da tv aberta, o Animania da TV Brasil durante seis anos. É um dos sócios da OBA Oficina de Bonecos Animados que cria, confecciona, manipula bonecos do mais variados tipos. Seu Estúdio QAnimado! é especializado em animação, stop-motion e presta serviços em comerciais, vinhetas, clipes, e séires de tv usando diversos materiais para construir mundos diversos e amados.  
     
     
  Rodrigo Gerace  
     
  Rodrigo Gerace é formado em Sociologia (UNESP), com mestrado e doutorado em Cinema (UFMG e Universidade Nova de Lisboa). Pesquisador, curador, crítico e professor de cinema. Em 2006, redigiu a dissertação O cinema de Lars von Trier: dogmatismo e subversão, na UFMG. Em 2011, concebeu a Mostra Cine Privê - O Erotismo no Cinema, um panorama do sexo no cinema silencioso. É autor do livro Cinema-explícito: representações cinematográficas do sexo (2016), sua tese de doutorado, publicada pela Editora Perspectiva e Edições SESC (SP).  
     
 
 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Edições anteriores do festival: 2011 / 2012 / 2013 / 2014 / 2015
 
Visite nossos Websites
Cineclube Gêneros & Sexualidades    I    Cromakey    I    Animaldiçoados
 
 
RioFGC.com ©2016 Cromakey. Todos os Direitos Reservados.