Mostra Indígena LGBTQIA+

Descubra a Mostra Indígena LGBTQIA+ de curtas online e assista agora! 

[Foto: Lucas Borobo]

A mostra apresenta os filmes "Terra Sem Pecado", dirigido por Marcelo Costa, "TRANSpassado - Corpos que retratam", de Otávio Kaxixó e "Sempre Existimos" de Tanaíra Sobrinho Terena. Essas produções destacam a importância da representatividade e da diversidade indígena LGBTQIA+, oferecendo uma visão única e necessária sobre suas histórias e experiências. A curadoria dos curtas é de Tupinaky'îa Danilo.

Danilo é Indígena do povo Tupinikim, do norte do Espírito Santo. Cientista Político de formação e atual secretário executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - Apib. É também Co-fundador do Coletivo TYBYRA e sua principal frente de luta é a defesa dos direitos indígenas e LGBTQIA+.

O Coletivo TYBYRA surgiu em 2019 e seu principal objetivo é o acolhimento, visibilidade e promoção dos direitos indígenas dentro do recorte sobre gênero e sexualidade.

Curadoria
Danilo Tupinikim

Terra Sem Pecado

Direção: Marcelo Costa
Documentário/ 20min/ Brasil/ 2020

Documentário baseado na pesquisa “Homossexualidade indígena e LGBTQfobia no Brasil: duas faces da mesma moeda.”

Direção
Marcelo Costa

Marcelo Costa Cuhexê Krahô é cineasta, jornalista, produtor e pesquisador brasileiro, natural da cidade de Carolina-MA, reside atualmente em Brasília-DF, onde é membro de diversas organizações da sociedade civil, e que tem se destacado por seu trabalho com o cinema indígena.Entre seus trabalhos mais reconhecidos está a série documental “Terra Sem Pecado”, que aborda o gênero e a sexualidade em sua mais diversa amplitude entre os povos indígenas e a presença constante do preconceito e da LGBTQfobia dentro e fora das aldeias.

TRANSpassado - Corpos que retratam

Direção: Otávio Kaxixó
Documentário/ 27min/ Brasil/ 2023

Cinco indígenas resolvem quebrar o tabu e falar sobre as relações homoafetivas dentro e fora dos territórios. A história é marcada principalmente por estudantes indígenas LGBTQIA+ da UFMG, onde elucidam processos de enfrentamento contra a LGBTfobia na contemporaneidade, transpassando marcas de uma história que pra muitos deveriam ser esquecidas. Hoje, falar que é indígena LGBTQIA+ é mais uma vez resistir pela sobrevivência de si e, ao mesmo tempo expressar as etapas da “aceitação”. Entre educação, cultura, religião, território e saúde mental, indígenas trazem à realidade as diversas potencialidades que estes assumem dentro das aldeias ao se autorreconhecerem enquanto indígenas LGBTQIA+. O medo da escuridão de uma sociedade fadada ao preconceito traz forma e coragem a esses indígenas que sonham em ser livres e libertos da heteronormatividade social. A expressão sexual não deve ser jaula.

Direção
Otávio Kaxixó

Estudante de Medicina na UFMG, indígena do povo Kaxixó, aldeia Capão do Zezinho, Bolsista do PETI - UFMG (Discente pesquisador Epidemiológico sobre Obesidade entre povos indígenas, em especial povo Kaxixó), ligante da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFAC- UFMG), formado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG. Liderança Jovem Kaxixó.

Sempre Existimos

Direção: Tanaíra Sobrinho Terena
Documentário/ 17min/ Brasil/ 2021

O documentário “Sempre Existimos”, narra a trajetória de indígenas “LGBT” do estado de Mato Grosso do Sul, região Centro Oeste do país. Entre relatos e depoimentos, o curta-metragem contará as descobertas, enfrentamentos e reflexões de indígenas que se identificam enquanto LGBT (ou não) dentro e fora das comunidades que são pertencentes.

Direção
Tanaíra Sobrinho Terena

Tanaíra Sobrinho, indígena Terena do Mato Grosso do Sul e integrante do Coletivo TYBYRA. Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015), mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020), integrante do Impróprias - Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (CNPq/UFMS). Atua na área Educacional, Ensino Regular e Educação para Jovens e Adultos .

RIO LGBTQIA+ 2024 - 13º Festival Internacional de Cinema 
De 4 a 10 de julho de 2024
CCBB RJ e Instituto Cervantes RJ
Rio de Janeiro - Brasil.
//
2024 RIO LGBTQIA+ 13th Film Festival
July 4th to 10th, 2024
CCBB RJ e Instituto Cervantes RJ
Rio de Janeiro - Brazil.

Edições anteriores do festival // Previous editions of the festival
 2023202220212020 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012 - 2011 

riolgbtqia.com.br ©2024
contato@riolgbtqia.com.br

Site was made with Mobirise