F E S T I V A L F I L M E S  &  E V E N T O S P R O G R A M A Ç Ã O C I N E M A S
 
 
 
 
 
JÚRI E PREMIAÇÃO
 
LONGAS & MÉDIAS
 
PANORAMA DE LONGA
ALASKA IS A DRAG
BARBARA
CHEGA DE FIU FIU
COPA 181
EVENING SHADOWS
FRIG
GENDERBENDE
WHERE HORSES GO TO DIE
YOU SHOULD MEET MY SON 2!
 
MOSTRA ESPECIAL DE LONGA
MOCHA
 
RETROSPECTIVA DE LONGA
AZUL NO TAN ROSA
EASTERN BOYS
LES INVISIBLES
STELLA CADENTE
 
PANORAMA DE MÉDIA
CASA DA XICLET
GUIGO OFFLINE
 
CURTAS
 
COMPETIÇÃO DE CURTA
CARIOCAS
CURTAS 1
CURTAS 2
CURTAS 3
CURTAS 4
CURTAS 5
CURTAS 6
CURTAS 7
CURTAS 8
DIV.A
EXPERIMENTAL
SOMBRIA
 
MOSTRA ESPECIAL DE CURTA
#ACRIANÇALGBTEXISTE
 
EVENTOS
DEBATE: A CRIANÇA LGBT EXISTE
DEBATE: MOCHA E CASA NEM
ESTREIA BÉLGICA NO BRASIL
LE CIRCO DE LA DRAG
OFICINA: A REPRESENTATIIVIDADE LGBT NA LITERATURA
 
LISTA DE FILMES E EVENTOS A-Z
 
ASSESSORIA IMPRENSA
 
APOIO E PATROCÍNIO
 
VOLUNTÁRIOS
 
CONTATO
 
 
 
 
 
© Somos Assumidos de Getúlio Damado
 
 
   
 
5 A 11 DE JULHO DE 2018
 
Cine Odeon NET Claro - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro
CineStar Special Laura Alvim
 
  Cine Arte UFF  
  Cinemaison Rio  
  Estação NET de Cinema  
  Instituto Cervantes do Rio de Janeiro.  
     
     
 
 
Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema 2018
 
 
O FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA LGBTQI+ DO RIO DE JANEIRO ABRE COM O "CHEGA DE FIU FIU", FILME URGENTE DE COMBATE A VIOLÊNCIA DE GÊNERO E ASSÉDIO SEXUAL. NA SESSÃO #ACRIANÇALGBTEXISTE TEM A ESTREIA DO FILME PRODUZIDO POR PEDRO ALMODÓVAR E O DEBATE COM O GRUPO NACIONAL MÃES PELA DIVERSIDADE. O DIRETOR ANTONY HICKLING (FRANÇA) ESTARÁ NO RIO DE JANEIRO PARA APRESENTAR SEUS DOIS FILMES. A SESSÃO CURTAS CARIOCAS, MOSTRA SOMBRIA COM CURTAS DE TERROR, MOSTRA DIV.A - DIVERSIDADE EM ANIMAÇÃO, MESAS DE DEBATES, OFICINA, ESTREIAS DE FILMES BRASILEIROS E INTERNACIONAIS, E A PERFORMANCE DO LE CIRCO DE LA DRAG COMPLETAM A PROGRAMAÇÃO 2018.
 
O Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema é o festival internacional de filmes LGBTQI+, de ficção, documentário, animação e experimental, em longa e curta metragens, brasileiros e internacionais. O festival acontecerá de 5 a 11 de julho de 2018 no Cine Odeon NET Claro - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, CineStar Special Laura Alvim, Cine Arte UFF, Cinemaison Rio, Estação NET Botafogo e Instituto Cervantes do Rio de Janeiro.
 
O filme Chega de Fiu Fiu, de Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão, abre o festival no dia 5 de julho às 20:00 no Instituto Cervantes, como um grito de liberdade e respeito, contra o assédio sexual. O documentário brasileiro narra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras, que, por meio de ativismo, arte e poesia resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público.
 
Este ano a programação está repleta de estreias de filmes internacionais e brasileiros com destaque para: Competição de curtas Cariocas e a estreia do curta belga "Calamity", dia 6 de julho às 19:30 no Cine Odeon. Dobradinha de Antony Hickling: "Where Horses Go To Die" + "Frig", sessão dupla com a presença do diretor francês no festival. Sessão #ACriançaLGBTExiste, que tem 6 curtas, entre eles a estreia do Princela de Hielo, filme produzido por Pedro Almodóvar, e mesa de debate com o grupo nacional Mães Pela Diversidade e convidados, no domingo, dia 8 de julho, às 19h30 no Cine Odeon. Sombria, a mostra competitiva de curtas mais procurada pelos amantes de filmes de terror, horror e suspense LGBTQI+. Estreia do documentário argentino Mocha, sobre a primeira escola de ensino médio do mundo pensada para pessoas trans, não exclusivo, e mesa de debate com realizadores do filme e convidadas da Casa Nem, no sábado dia 7 de julho às 18h30, no Instituto Cervantes. E também lá, no dia 10 de julho às 18h30 tem a oficina A Representatividade LGBT na Literatura e Artes em Geral com Felipe Cabral, os dois eventos têm entrada franca. No Estação NET Botafogo estreia o filme holandês "Genderbende" (Flúido), a história sobre cinco jovens que não se sentem nem homens nem mulheres, mas se posicionam em algum lugar entre, celebrando o indivíduo livre. Já a concorrida Competição de Curtas e o Div.A - Diversidade em Animação, acontecem no novo espaço para o festival, CineStar Special Laura Alvim. Diversos filmes indianos estão na programação, com destaque para "Evening Shadows", uma história universal sobre um vínculo entre mãe e filho e sua força emocional para resistir as tendências do tempo e as duras realidades. O festival também é conhecido pelas comédias românticas, então não perca o filme "You Should Meet My Son 2!" (Você deve conhecer o meu filho! 2). E no último dia do festival 2018, estreia o filme "Alaska is a Drag" (Alaska é o Lacre), numa sessão super especial com a performance de abertura do Le Circo de La Drag.
 
Os filmes, debates, oficina e performances selecionados para este oitavo ano do festival, caminham a favor da liberdade, inclusão social, visibilidade e do respeito entre as pessoas. Ser o que você é, é certo! A criança LGBT existe! Chega de violência, dor, trauma e injustiça - Chega de fiu fiu!
 
 
 
AGRADECIMENTOS
 
A realização do festival só é possível com o apoio/ patrocínio institucional da Bélgica no Brasil, CTAv - Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura, Instituto Cervantes do Rio de Janeiro e Naymar/ CiaRio. Apoio/ patrocínio promocional do 55 Hotel Rio, Dispositiva Tradução Audiovisual e Fabmar Viagens e Turismo. Parceria institucional do Cine Arte UFF, Centro de Artes UFF, Cine Odeon NET Claro - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, CineStar Special Laura Alvim e Estação NET de Cinema. Apoio Institucional Institut Français, Cinemaison Rio. Apoio de mídia do Papo de Cinema. Parceria Cultural da Casa Nem, Cineclube Laerte, Le Circo de La Drag e do Mães Pela Diversidade. Agradeço ao Getúlio Damado pela linda arte "Somos Assumidos", capa deste ano do festival, ao júri do festival, e a todos aqueles que colaboraram e irão apoiar a realização deste festival. Incluo aqui o público do festival!
 
 
 
Assista a VINHETA DO FESTIVAL 2018!
 
 
 
 
 
 
 
ARTE DE GETÚLIO DAMADO
 
 
O trabalho de Getúlio recebeu bastante publicidade e suas obras já foram expostas em vários museus do Brasil e do exterior, como no Museu do Folclore Edison Carneiro e No Museu Nacional de Belas-Artes, ambos no Rio de Janeiro. Levado pelos irmãos Campana, fez exposições na Oca, em São Paulo, na cidade de Basileia, Suíça, e em Rennes, França, onde também participou do festival de bonecos.
 
O filho, Vítor, é seu assistente e pretende tornar-se artista também. Getúlio preza sobremaneira a liberdade que adquiriu, e se inspira em pessoas e coisas que o rodeiam e os cria com fecunda imaginação. Ele utiliza todo tipo de material que recolhe. A sua oficina e ponto de venda é um bonde construído na Rua Leopoldo Froes, em Santa teresa, Rio de Janeiro, chamado de Atelier Chamego Bonzolândia. E como ele mesmo diz: - O Amor é simples e é de graça.
 
 
 
 
DOAÇÕES PARA A CASA NEM
 
 
   A Casa Nem é um grupo independente que  mantém um trabalho social de acolhimento temporário, aconselhamentos e atividades culturais na perspectiva de inclusão social para pessoas jovens transgêneras e LGBTs  que se encontram em situação de rua ou de alta vulnerabilidade, marcadas pela violência doméstica, conflitos, violação de direitos e exclusão social. A Casa Nem tem como ações e metas, o debate acerca da promoção da saúde, a integração à educação e atividades culturais geradoras de renda.
 
    Durante todo festival você poderá doar alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e roupas para a Casa Nem. Procure um dos assistentes do festival que estarão nos cinemas.
 
 
 
E-mail
contato@riofgc.com
 
 
     
     
 
 
 
 
 
 
RIO FESTIVAL DE GÊNERO & SEXUALIDADE NO CINEMA 2018
 
5 A 11 DE JULHO DE 2018
Cine Odeon Net Claro - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro
Estação NET de Cinema
CineStar Casa de Cultura Laura Alvim
Cine Arte UFF
Instituto Cervantes Rio de Janeiro
 
 
 
Edições anteriores do festival: 2011 / 2012 / 2013 / 2014 / 2015 / 2016 / 2017
riofgc.com ©2018 Cromakey. Todos os Direitos Reservados.